segunda-feira, julho 10, 2006

Olhos Atentos

* (CRÔNICA)

Por: INGRID GUERRA

O florescer dos jacarandás que ocupam a Praça da Alfândega revelam: em breve estarão circulando por ali milhares de pessoas. Muitas mais do que as passam diariamente. Olhos atentos...
É a folgada Feira do livro que vem se adonar de cada pequeno espaço existente entre as árvores, comenta alguém. Livros de todos os gêneros, para todos os gostos, ficam ali, expostos a olhos ávidos pelo momento da posse. Que por muitas vezes pode nem vir a acontecer, mas que se deixam degustar.
São eles que disputam um lugar em frente às bancas, ao lado de olhos curiosos. Olhos que procuram sem achar. Olhos que buscam um não sei o quê, escrito por não sei quem, editado não sei onde.
Os olhos de paixão também estão por lá. Mas estes se quer desviam o olhar. Para os livros, não há porque parar, quando o que desejam está ali, a um palmo do beijo que irão saborear. E este é o que todos irão invejar. Olhos de cobiça irão se aguçar. Os de preguiça não irão nem notar. E os pessimistas, com certeza irão proclamar: é só mais uma conquista, que logo irá acabar. Olhos negros, olhos verdes, olhos que não podem olhar. Todos olham, todos esperam encontrar.


* Produzida em Novembro de 2005

Nenhum comentário: