segunda-feira, junho 26, 2006

Feira do Livro: uma gigante um tanto inábil

* (INTERNET)


INGRID GUERRA


Nem só com obras literárias se constrói uma feira como a do Livro de Porto Alegre – a qual começou modesta, há mais de meio século, e ganha a cada ano mais espaços. Dos jacarandás na Praça da Alfândega à orla do Guaíba, no Cais do Porto, centenas de atividades são oferecidas ao público. Muitas paralelas entre si.

A programação – sempre em desenvolvimento – que inclui desde oficinas, mesas-redondas e sessões de autógrafos até a participação de grupos artísticos, além das centenas de bancas de livros, já não permite aos freqüentadores a participação em todo o evento. São 19 dias – de 28 de outubro a 15 de novembro – em atividades que se difundem por uma área total de 20 mil metros quadrados.

– Nem que tu queiras, tu não consegues acompanhar tudo. Tu tens que te programar e, mesmo assim, acabas perdendo algumas atividades. Pois, tem sempre alguma coisa acontecendo no mesmo horário – lamenta o jornalista e escritor Walter Galvani, que foi patrono da Feira, em 2003, e autor do livro A Feira da Gente: feira do livro de Porto Alegre, 50 anos.

O reflexo disto é que grandes acontecimentos acabam carecendo de participação. Afinal, nem sempre a cobertura da feira consegue ser completa, devido ao elevado número de atividades, relata Galvani:

– De repente tem uma coisa boa aqui e não vai ninguém, porque não foi noticiado. A feira tem tudo o que tu possas imaginar, é só pegar a lista – o que ele faz literalmente, analisando, de maneira rápida, a programação.

– Estamos diante de um pouco de excesso em todas estas coisas. Então, tem que ter uma espécie de seleção natural nos eventos da Feira do Livro – complementa.

Galvani revela, ainda, que esta situação vem se agravando a cada ano. Desde a década de 1990 a Feira do Livro tem se ampliado tanto – e a tendência é continuar ocupando espaços disponíveis – que hoje ela esta “padecendo de gigantismo, o que não é bom para a Feira, nem para Porto alegre ou para as pessoas que querem fazer parte disso”.


* Matéria escrita em novembro de 2005

Nenhum comentário: