domingo, junho 25, 2006

Terra das culturas diversificadas comemora 115 anos

* (INTERNET)


Texto e Foto: INGRID GUERRA



Hoje Clarissa não irá à agência de viagens onde trabalha. Sílvio também poderá dormir até mais tarde, pois, a transportadora na qual presta serviços permanecerá com as portas fechadas. E eles não serão os únicos a ter um dia de folga. Grande parte da população de uma cidade de 75.472 habitantes, no Noroeste do Estado, não irá trabalhar nesta quarta-feira (19). O motivo da pausa é a celebração dos 115 anos de colonização de Ijuí (foto ao lado).

O Aniversário do município – conhecido como Terra das Culturas Diversificadas – é, oficialmente, hoje. Mas, há quem o venha comemorando há mais tempo, na tradicional Festa das Culturas Diversificadas (FENADI) e na Exposição-feira Industrial e Comercial de Ijuí (
EXPOIJUÍ). Os eventos estão acontecendo – desde o dia 11 e seguem até o dia 23 deste mês – no Parque de Exposição Vanderley Agostinho Burmann.

A cultura, a gastronomia e os costumes de 11 etnias que se estabeleceram e trabalharam para o desenvolvimento da cidade – mais o tradicionalismo gaúcho – são retratados pelos descendentes, em suas casas típicas estabelecidas no Parque e no Palco das Etnias.

Afros, alemães, árabes, austríacos, espanhóis, holandeses, italianos, letos, poloneses, portugueses, suecos e gaúchos mostram que é possível conviver em harmônia, mesmo entre povos tão diferentes.
Mais de 70 mil pessoas visitaram a feira até a noite de ontem. Estima-se que até o final do evento terão passado por lá entre 130 e 150 mil pessoas, segundo informou o primeiro tenente da brigada militar de Ijuí, Gilmar Luiz Rader, que no sábado (15) à tarde coordenava o efetivo (que dispõe de 15 policiais por turno) no local.


Dois dias a mais para comemorar

A 15ª Expoijuí e a 19ª Fenadi tiveram este ano (2005) sua duração ampliada em dois dias. Apesar da pouca alteração, há quem reprove a medida. O estudante de publicidade e propaganda, da Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul
(UNIJUÍ), Manuel de Jesus Pérez, acredita que a ampliação do tempo não levará mais pessoas à feira. Ao contrário, elas poderão protelar sua visita ao parque.

– E isso irá deixar o parque meio vazio – acrescenta Pérez.

O prefeito de Ijuí, Valdir Heck, no entanto, justifica que a ampliação do período da feira tem a ver com os feriados.

– Dia 12 é feriado nacional e 19 é feriado municipal e cai na quarta-feira, então resolvemos estender até o final de semana.

Heck confessa, ainda, ter boas expectativas em relação ao público: “pretendemos repetir ou superar os números das edições anteriores”. Já em relação aos negócios, “se alcançarmos os mesmos números do ano passado, estaremos felizes”, declara ele.

* Matéria produzida em outubro de 2005

Nenhum comentário: